Diante de uma plateia de mais de 400 lideranças econômicas e regionais, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), apresentou na terça-feira (25), em São Paulo, uma visão de gestão pública pautada em responsabilidade fiscal, liderança institucional e enfrentamento qualificado da criminalidade.
Ao participar do painel “Desafios dos Estados brasileiros: política, economia e segurança”, dentro da programação do UBS WM Latin America Summit – São Paulo Edition, Leite citou a experiência recente do Rio Grande do Sul, onde se comprovou que reformas estruturais e decisões difíceis, quando conduzidas com diálogo e clareza, têm força para transformar um Estado. “Ajuste fiscal nada mais é do que tornar o orçamento justo. Fizemos reformas profundas, reorganizamos prioridades e hoje o Rio Grande do Sul recuperou capacidade de investir e de estar presente onde o Estado deve estar”, afirmou.
Leite destacou que o avanço obtido no equilíbrio das contas públicas do Rio Grande do Sul, após décadas de dificuldades financeiras, só foi possível com forte liderança política e mobilização conjunta de servidores, parlamentares e setores produtivos. “Criamos um ambiente de responsabilidade e governança para fazer o que precisava ser feito. Isso ampliou a capacidade de investimento do Estado e devolveu previsibilidade para a economia”, lembrou.
Segurança
Na área da segurança pública, o governador defendeu um enfrentamento “firme, porém estratégico” contra o crime organizado, baseado em integração entre forças policiais, inteligência, fortalecimento do sistema prisional e cooperação institucional. “Não se trata de tiro, porrada e bomba. É estratégia, planejamento, inteligência e coordenação nacional. O presidente da República precisa liderar esse processo, mas com diálogo e confiança entre todas as instituições”, disse.
Como exemplo, citou o modelo de governança aplicado a partir do RS Seguro, com monitoramento estatístico permanente e reuniões periódicas envolvendo Judiciário, Ministério Público, forças policiais do Estado e órgãos de segurança federais.
O painel também teve a participação do governador mineiro Romeu Zema, que reforçou a importância do equilíbrio fiscal para criar condições de crescimento sustentável. “A responsabilidade fiscal abre espaço para mais investimentos, modernização e produtividade. Sem isso, o país não avança”, afirmou Zema.
UBS WM Latin America Summit
A primeira edição do UBS WM Latin America Summit – São Paulo Edition reúne especialistas, lideranças e agentes públicos para debater tecnologias, gestão, políticas públicas e tendências econômicas que moldam o futuro dos negócios e da indústria de investimentos na América Latina. O encontro busca aproximar diferentes setores e fomentar reflexões sobre caminhos sustentáveis para o desenvolvimento regional.