PSD Pará

PSD Pará

Antropólogo recebe Comenda Abdias do Nascimento

Notícias

Estados, Senado, Câmara

27/11/2025 14:14h

Antropólogo recebe Comenda Abdias do Nascimento

Em sessão especial realizada na segunda-feira (17), o Senado concedeu ao professor e antropólogo norte-rio-grandense Gilson José Rodrigues Junior, indicado pela senadora Zenaide Maia (PSD-RN), a comenda Abdias do Nascimento. A sessão também celebrou o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20 de novembro).

Num reconhecimento anual a brasileiros e brasileiras de destacada atuação na proteção e na promoção da cultura afro-brasileira, a comenda foi concedida a diversas personalidades.

Doutor e mestre em Antropologia e bacharel em Ciências Sociais, o antropólogo Gilson José Rodrigues Junior atualmente é assessor de Educação Étnico-Racial e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), com experiência em pesquisa e ensino sobre políticas públicas, relações étnico-raciais, gênero, direitos humanos e epistemologias contra hegemônicas.

Para a senadora Zenaide Maia, “a trajetória profissional e intelectual do professor Gilson articula o ensino, a pesquisa e a ação cultural, gerando um impacto direto e positivo na promoção da equidade racial e no aumento da representatividade negra no ambiente educacional brasileiro e na sociedade como um todo. Gilson é um homem negro que se destaca pelo compromisso com a promoção da equidade racial, valorização das culturas afro-brasileira indígena, e utilização de ferramentas audiovisuais para o impacto social e educativo. Este grande brasileiro e educador tem uma imensa lista de contribuições ao País”.

Ao receber a comenda, o professor ressaltou a realidade brutal do assassinato de negros no País: “Eu dou aula há 21 anos, desde os 21, estou no IFRN há sete anos apenas. Sou um homem negro, potiguar, de 42 anos de idade. Isso quer dizer que eu, felizmente, ultrapasso as estatísticas de um país em que, a cada 23 minutos, um homem negro era morto e em que, pelo último Atlas, essa estatística, esse número diminuiu para 16 minutos. Um absurdo, um absurdo!”, protestou o acadêmico.

Está com dúvidas?

Entre em contato pelo WhatsApp!

Você já vai para o WhatsApp!

Mas antes, preencha os campos abaixo para que possamos lhe conhecer melhor:

Nome completo:
Mensagem: