O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, afirmou neste sábado (30) que o governador gaúcho Eduardo Leite tem todas as qualificações e capacidade para se candidatar à Presidência da República em 2026. A declaração foi feita em um evento que teve o tom de um pré-lançamento de campanha, onde o partido filiou 30 novos prefeitos no Rio Grande do Sul.
PSD se Posiçãoa como Alternativa à Polarização
Durante o evento “O Futuro está Chamando – Encontro de Filiações do PSD”, Kassab elogiou Leite e o governador do Paraná, Ratinho Júnior, outro nome cotado para a disputa presidencial pelo partido. "A sorte do PSD e a sorte do Brasil é que os dois serão presidentes da República, porque são muito jovens e preparados para dirigir o Brasil”, declarou.
Eduardo Leite, que assumiu a presidência do PSD gaúcho, reforçou sua disposição para a disputa. "Não estou aqui só para ser presidente da República, estou aqui para fazer a diferença. Se for com meu nome, contem comigo. Não me falta disposição, coragem e muita energia para liderar um processo de despolarização do nosso país", discursou.
Com o conceito "O PSD Equilibra o Brasil entre os polos", o partido busca se consolidar como uma alternativa à polarização política nacional.
PSD Cresce no Rio Grande do Sul e se Torna a Quarta Força Política
As 30 novas filiações, de prefeitos que vieram principalmente do PSDB, PP e PRD, fizeram com que o PSD saltasse da nona para a quarta posição em número de prefeituras no estado. O partido agora comanda 42 prefeituras gaúchas, ficando atrás apenas de PP, MDB e PDT.
"Esse é um momento histórico, que reflete a confiança dos prefeitos e da sociedade no nosso projeto de futuro para o Estado e o Brasil", afirmou o governador Leite. A chegada dessas novas lideranças, de diferentes regiões, consolida o PSD como uma das maiores forças políticas no cenário estadual.
A cerimônia, realizada no auditório da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), contou com a presença de mais de mil pessoas, incluindo importantes lideranças políticas como o vice-governador Gabriel Souza, o vice-presidente nacional do partido, Antônio Brito, e o ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung.
Com o crescimento significativo de sua base municipal, o PSD projeta um maior protagonismo para as eleições de 2026, com nomes fortes na disputa pelo Palácio do Planalto.