Administrado pelo prefeito Anderson Farias (PSD), o município de São José dos Campos, no interior de São Paulo, recebeu nesta segunda-feira (17) uma certificação inédita da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), tornando-se a primeira cidade do mundo reconhecida pela norma internacional ISO 37125. Editado pela ISO (International Organization for Standardization), o documento define indicadores para cidades e estabelece critérios ambientais, sociais e de governança baseados em padrões globais.
O anúncio foi feito durante a programação da COP30, em Belém, capital do Pará, no eixo temático dedicado à infraestrutura e às cidades sustentáveis. “São José dos Campos acaba de se tornar a primeira cidade do mundo reconhecida de acordo com a norma internacional ISO 37125. Isso é resultado de políticas públicas sérias, com foco em inovação, inclusão social, governança responsável e cuidado com o meio ambiente”, destacou o prefeito.
Em nota oficial, a ABNT disse que “a certificação comprova que o município adota métodos rigorosos, transparentes e verificáveis para medir e acompanhar seus indicadores ambientais, sociais e de governança, fortalecendo a credibilidade das políticas públicas baseadas em evidências”. São José dos Campos alcançou o nível platina, o mais alto da escala criada pela entidade. Bronze, prata e ouro são as outras classificações, que são feitas conforme o grau de aderência técnica aos 133 indicadores que compõem a norma.
Em 2023 e 2024, a cidade foi recertificada pela ABNT, que preveem a manutenção anual da certificação mediante a avaliação de desempenho contínuo.